Com inúmeras funções, os veículos aéreos não tripulados (VANTs – sigla em português) ou drones (do inglês, zangão) vêm sendo utilizados com mais frequência em diversas áreas e, também, na construção civil. Inicialmente usados pelo exército, esses robôs ganham espaço em atividades comerciais e industriais.
O equipamento consegue captar imagens em diferentes ângulos de empreendimentos em fase de construção, como uma ferramenta de apoio da obra. Paralelamente, as gravações produzidas também podem ser utilizadas como argumento de venda, ilustrando detalhes do projeto para futuros compradores. Além disso, são capazes de acompanhar construções pesadas, como hidrelétricas e pontes, bem como supervisionar a situação de equipamentos como antenas, tubulações e rede elétrica.
A redução de custo é um fator importante, pois seu valor é, em média, o equivalente a 20% da quantia paga por imagens aéreas feitas por uma aeronave do tipo comum. Os preços dos serviços com um drone são variados, definidos a partir da qualidade de imagem escolhida, da dificuldade de acesso no local e do período de utilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário