As fibras de carbono apresentam
como características principais elevada resistência à tração e elevado módulo
de deformação, com valores que chegam a superar as propriedades correspondentes
dos aços de mais avançada tecnologia. Em relação aos demais sistemas de
recuperação e reforço estrutural, as mantas de fibras de carbono têm como
grande vantagem ocupar espaço muito reduzido, ou seja, mantas com 5 mm ou 6 mm
de espessura em geral são suficientes para as obras correntes de reforço
estrutural. Como as fibras atuam unidirecionalmente, devem ser aplicadas sempre
na direção das linhas de tensão que se está tentando combater. Nas peças
fletidas de concreto armado ou protendido normalmente ocorrem fissuras ou
microfissuras perpendiculares ou ligeiramente inclinadas em relação às tensões
de tração mais importantes, ou seja, as fibras de carbono devem ser aplicadas
perpendicularmente às fissuras. No caso de fissuras de cisalhamento, que
ocorrem em geral próximas aos apoios das peças fletidas, as fibras também serão
posicionadas perpendicularmente às fissuras, sendo agora solicitadas ao corte.
Embora com desempenho inferior àquele verificado quando atuam tensões normais
de tração, também nesse caso as fibras apresentam boa resistência, podendo- se
dimensioná-las em função da solicitação, o que também se verifica no caso do
reforço das seções submetidas a momentos fletores. As mantas de fibra de
carbono também podem ser aplicadas em outras situações, como o cintamento de
peças comprimidas (com insuficiência de estribos), reforço de lajes, banzos de
treliças e outros, não se limitando ao concreto armado ou protendido
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