domingo, 8 de março de 2015

5 Vantagens do telhado branco


Os telhados brancos, são extremamente práticos e de baixo custo, para diminuir a temperatura nos ambientes, segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos.

Estudos comprovam que pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% à 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, no qual pode gerar uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações.

Para conscientizar a todos sobre a importância de combater o aquecimento global e incentivar as pessoas a pintarem seus telhados de branco foi lançado em 2009 a Campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) pela ONG Green Building Council que é entidade sem fins lucrativos, que auxilia o desenvolvimento da construção sustentável. Outra medida de incentivo foi aplicada na Califórnia, Estados Unidos, onde existe uma lei que exige que os prédios comerciais tenham os telhados pintados de branco.

Conheça as 5 Vantagens do telhado branco:

1. Diminuição das ilhas de calor
Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nessas áreas urbanas as temperaturas podem variar de 1 a 6ºC a mais em comparação as áreas rurais próximas.

2. Diminuição da emissão de CO2
CO2 é a representação química do dióxido de carbono (também conhecido como gás carbônico), é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis (diesel, gasolina,  querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

3. Reduz o consumo de energia
Os ambientes ficam menos quentes com o uso de telhado branco, refletindo a radiação solar, há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar. Em média, gasta-se de 20 a 70% a menos de energia do que anteriormente para esfriar o ambiente.

4. Ajuda a refletir os raios solares
A cor branca reflete a radiação solar, reduzindo a absorção de calor. Quanto mais escura a tinta, mais a superfície absorve os raios solares e mais quente o ambiente fica.

5. Maior vida útil para os telhados
A aplicação é fácil, e logo após a aplicação pode sentir o efeito da diferença de temperatura. As tintas impermeabilizam e protegem os telhados, evitando a proliferação de fungos. Normalmente a manutenção é aplicar a cada 5 anos.

Não esqueça de utilizar uma tinta de boa qualidade, pois a cobertura está sempre sujeita à intemperes, e repintar muitas vezes deixa de ser sustentável.
O telhado branco é uma boa opção para quem tem telhado inclinado, podendo pintar as telhas. Para quem vai construir, ou tem uma laje, outra opção seria os telhados verdes, confira aqui as vantagens e desvantagens de um telhado verde.

sábado, 7 de março de 2015

Casa de Serra do Dr. Caffé!



Projeto e maquete eletrônica de uma edificação de veraneio, mais precisamente para local serrano. Edificação encravada num terreno de área 450,00m², elaborada de forma a deixar uma família bem confortada num pavimento térreo, contento uma sala de estar bem ampla para um número considerado de pessoas, bem como a sala de estar com um espaço suficiente para acomodar várias pessoas reunidas no momento de refeição, há dois quartos bem grandes de forma coletiva e acomodar crianças, adolescentes e adultos, uma cozinha com todos as ferramentas e equipamentos para atender as necessidades do campo e da serra, varanda em estilo "U" sendo que mais de 50% convertida em garagem para os veículos da família. A edificação fica numa posição bem recuada dentro do terreno para oferecer mais conforto de circulação externa, com arvores altas para promover sombra e espaço de lazer na parte posterior como piscina e um pequeno deck para dias de comemoração de aniversário e outros eventos.

Casa Edileuza e Luiza Mara





Projeto e maquete eletrônica de duas edificações iguais com dois pavimentos encravada num terreno de 5,15m de largura por 20,15m de comprimento, situada na Avenida John Sanford, no bairro do Junco em Sobral, Ceará. Esta edificação está numa localização privilegiada onde também uma das linhas do Metrô V.L.T, ou seja, Veículo Leve sobre Trilhos, da cidade.
                            Cada edificação no seu pavimento térreo conta com uma garagem para um veículo médio e ou pequeno, o acesso para o pavimento superior, sala, cozinha, o pavimento superior contém dois quartos, sendo um suíte, uma terraço com guarda-corpo em aço escovado e jardineira, uma cobertura em estrutura de madeira e telha cerâmica tipo colonial. As posições das duas edificações são as seguintes: uma para avenida John Sanford e a outra para a rua Mestre Assis Fernandes.

SISTEMA QUE GERA ENERGIA LIMPA.


A inovação e a tecnologia, unidas a pessoas empreendedoras que querem transformar o mundo, tem dado soluções muito boas para as grandes cidades. Uma dessas boas ideias já implantadas está em Portland, no Estados Unidos, onde foi instalado o LucidPipe, um gerador de energia elétrica dentro de um encanamento na rede de distribuição de água, feito pela startup Lucid Energy.


O sistema, ainda em projeto piloto, captura energia hidroelétrica gerada a partir da água corrente, que gira pequenas turbinas colocadas dentro dos encanamentos para então devolver a energia limpa, posteriormente armazenada num gerador. Os benefícios da fonte de energia são vários, como não ter nenhum impacto ambiental e o fato de o custo final da água ficar mais barato ao consumidor.
A energia gerada pelo sistema ainda não consegue abastecer a cidade toda, mas já é capaz de chegar a 150 casas, alimentando ainda escolas e bibliotecas. A ideia se destaca ainda como ótima fonte de energia onde não há acesso a ela, e não precisa de clima favorável para acontecer. Toda essa tecnologia teve um investimento privado de US$ 1,7 milhão, arrecadado através de uma plataforma de financiamento coletivo.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Coreanos desenvolvem a célula solar mais eficiente do mundo



Uma equipe de pesquisadores coreanos do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Química e Universidade de Sungkyunkwan desenvolveu o modelo de célula fotovoltaica mais eficiente que existe. A criação se baseia no uso de materiais diferentes dos tradicionais.
Conforme publicado na revista científica Phys.org, a base para a nova fórmula é a mistura de perovskita, materiais com a mesma estrutura de óxido de titânio e cálcio. Essa novidade permitiu aos cientistas alcançarem uma boa potência, a partir de materiais de baixo custo e por um processo simples.
A busca por células solares mais baratas e eficientes é uma constante. Ao longo da última década os preços desses equipamentos foram reduzidos significativamente. No entanto, ainda não é barato o suficiente para que todas as pessoas tenham acesso a estruturas deste tipo para o uso residencial e, até mesmo, comercial.
Mesmo com todo o esforço científico, o melhor percentual de eficiência já atingido havia sido 3,8%, em 2009. Esse número demonstra a importância da descoberta dos coreanos, já que o modelo criado por eles alcançou eficiência de 17,9%.
A equipe atingiu este resultado misturando brometo de chumbo metilamio com formamidínio. Além de usar materiais baratos, os pesquisadores informaram que neste processo, as células podem ser produzidas em um processo de impressão, o que baratearia toda a produção.
Mesmo com resultados tão positivos, ainda existem restrições ao sistema. A primeira delas é em relação à durabilidade do material. Os componentes utilizados são solúveis em água, um problema para equipamentos que estão expostos ao sol e chuva constantemente. Além disso, os pesquisadores ainda precisam testar a eficiência em áreas maiores, já que as experiências foram feitas em células de 0,1 centímetro quadrado.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Planos de Segurança e Saúde e Coordenação de Segurança na Construção em Curso da FUNDEC





O Professor Jorge de Brito, do Instituto Superior Técnico (IST) e o Professor Telmo Dias Pereira, da Universidade de Coimbra (UC) são os coordenadores do curso PSS e Coordenação de Segurança na Construção, que se realiza entre 5 e 13 de Fevereiro, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, em Lisboa.O curso, dirigido a Engenheiros Civis e Arquitetos responsáveis pela segurança em obra, tem como objetivo principal a capacitação dos formandos com conhecimentos respeitantes ao enquadramento legal e prática profissional.Os tópicos a abordar no curso incluirão o risco e os equipamentos de proteção, equipamentos de proteção coletiva, equipamentos de proteção individual, organização do estaleiro, instalações sociais, legislação e regulamentação de segurança, diretiva quadro de segurança, diretiva estaleiros para a construção, plano de segurança e saúde, coordenação de segurança e sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, entre outros.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mais uma Futura Edificação Residencial Projetada por Moura Jr.!

    Fachada Principal Frontal Externa.

   Fachada Principal Frontal Interna vista sul.

    Fachada Principal Frontal Interna Vista Nordeste.


Edificação residencial projetada em estilo contemporâneo obedecendo às normas técnicas da construção civil, bem como também aos códigos de postura do município local. Construída em dois pavimentos, contendo três quartos nos pavimento superior sendo uma suíte máster e os outros dois compartilhando o mesmo banheiro, ambos os quartos com varandas íntimas. No pavimento térreo há jardim frontal, garagem para dois veículos de grande porte, salas de jantar e estar juntas, hall de circulação, banheiro social, quarto para hóspedes, cozinha bem ampla e revestida em cerâmica esmaltada e partilhas de vidro, juntamente com a área de serviços com um ótimo espaço para serviço de lavagem de roupas e passamento com ferro.

Para esta edificação fosse construída dentro dos padrões da construção civil, foram elaborados os projetos de arquitetura, projeto de instalações elétricas de baixa tensão, projetos de instalações hidráulicas e sanitárias juntamente com águas pluviais e drenagem, projetos de instalações lógicas e telefônicas.