sexta-feira, 30 de maio de 2014

Expo Arquitetura Sustentável cria conselho consultivo para discutir temas da conferência




Especialistas definem agenda das palestras que ocorrem simultaneamente à feira, durante três dias, no Expo Center Norte
 A Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração, que acontece de 26 a 28 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, criou um conselho consultivo, formado por Marcos Casado, consultor em sustentabilidade; Eduardo Nardelli, presidente da AsBEA; Maria Luiza Salomé, da Fundação Vanzolini; Mônica Rossi, coordenadora da pós-graduação em construção sustentável do Senac; e Nelson Baptista, coordenador e consultor ABRAVA. O objetivo é definir a agenda do evento e os temas que serão abordados na conferência, tais como gestão de resíduos, uso racional da água, eficiência energética, desafios e tendências desse setor para os próximos anos.

Simultaneamente à feira, durante três dias será realizada a conferência, com especialistas das diversas áreas abordadas no evento, oferecendo também a chance de concretizar bons negócios. Hoje, o Brasil é o quarto país entre os que concentram edificações ecologicamente corretas. Os Estados Unidos reúnem o maior número de construções em análise, seguidos pela China e pelos Emirados Árabes Unidos.
Para a diretora da feira, Liliane Bortoluci, "a Expo Arquitetura Sustentável se posiciona como um evento que traz conhecimento técnico sobre edificações sustentáveis para um público que ainda não o tem. A intenção da feira é popularizar os conceitos de sustentabilidade na construção civil para engenheiros e arquitetos interessados nesse tema. As parcerias fechadas com os principais agentes deste segmento, como AsBEA, ABRAVA, Fundação Vanzolini, SIAMFESP, ABRAFATI, Câmara Brasil Alemanha, Ubifrance e UK Trade & Investiments, nos dão ainda maior chancela técnica para visitante, o que nos garante também atender o objetivo principal do evento”.
A organização da feira estima 7 mil visitantes/compradores, em uma área de 8 mil m² e 100 marcas nacionais e internacionais. A conferência deve reunir 800 congressistas que assistirão e debaterão em painéis de 80 palestrantes.
Acompanhe as entrevistas gravadas em vídeo com presidentes das entidades apoiadoras, especialistas, empresários e expositores do evento no link: http://www.reedalcantaranoticias.com.br/category/expo-arquitetura-sustentavel/
 Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data: 26 a 28 de agosto de 2014
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho - São Paulo - SP
Horários: Exposição: 11h às 20h / Conferência: 9h às 18h
www.expoarquiteturasustentavel.com.br

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Arquitetos lançam livro que debate as principais questões urbanas de Curitiba




O título do livro sugere o tom da publicação. Os diversos enfoques dos ensaios lembram o olho do inseto, cuja composição biológica possibilita a visão em múltiplas direções, assim como as cidades, múltiplas em agentes criadores e inesperadas em suas realizações. A diversidade também está presente no foco e na prioridade de cada autor para a elaboração dos artigos. Arquitetos, eles propuseram-se a pensar o fenômeno urbano através de suas vivências em diversas cidades, sempre retornando a Curitiba, àquela que mais conhecem.
Se existe a divergência, também há semelhanças. Os autores compartilham o desejo de uma cidade mais aprazível de se viver e mais racional para se trabalhar. A crítica da cidade funcional que gerou Brasília, assim como a descrença de que um plano diretor bem elaborado e implantado possa solucionar os problemas urbanos também é consenso. Os arquitetos ainda são unânimes na defesa de que as soluções dos problemas urbanos estão na própria cidade.

No momento, o livro está disponível apenas para a venda pessoal, na própria Editora Champagnat, no campus central da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho), em Curitiba. Os interessados também podem solicitar a publicação via e-mail.

Edificação Residencial Estilo Contemporâneo







Edificação projetada em estilo contemporâneo obedecendo às normas técnicas da construção civil, bem como, também aos código de postura do município local. Constituída de dois pavimentos, contendo três quartos no pavimento superior todos com banheiro, tendo ainda para todos os quartos varanda íntima, ainda no pavimento superior há um escritório para que possa receber clientes em caso de urgência. No pavimento térreo há cozinha totalmente revestida em cerâmica lisa e pastilha de vidro juntamente com a área de serviços, uma sala de estudos, salas amplas de jantar e estar juntas, uma garagem para comportar dois carros médios, uma varanda social bem sutil e um jardim frontal resguardando o recuo da residência. Esta edificação tem uma área construída de 257,00m² tendo uma taxa de ocupação de 51% da área de seu terreno que corresponde a 250,00m². O referido projeto está em fase de aprovação por parte dos órgãos fiscalizadores do município onde será construída esta casa. Para se projetar uma obra de arte desta, haja inspiração.!!
                             Para esta edificação fosse construída dentro dos padrões da construção civil, foram elaborados os projetos de Arquitetura, Projeto de Instalações elétricas de baixa tensão, Projetos de Instalações Hidráulica-sanitárias juntamente com águas pluviais, Projeto de instalações telefônicas, e cálculo estrutural.

Sindicato diz que construção civil vai crescer menos em 2014


Nos primeiros quatro meses do ano, o indicador apresentou alta de 1,32% em relação ao mesmo período do ano passado

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo revisou, para baixo, sua previsão de crescimento do setor para este ano. Segundo o sindicato, por causa da baixa evolução do emprego na construção civil brasileira, a previsão é que o setor cresça entre 1% e 2% este ano, abaixo da previsão inicial, que estimava aumento do Produto Interno Bruto do setor em 2,8%.

O balanço divulgado hoje (27), informa que o nível de emprego na construção civil cresceu 0,14% em abril na comparação com março, e 0,32% em relação a abril de 2013, com a abertura de 5 mil vagas em todo o país. No final de abril, o número de trabalhadores do setor somava 3,5 milhões. Nos primeiros quatro meses do ano, o indicador apresentou alta de 1,32% em relação ao mesmo período do ano passado.
No estado de São Paulo, o indicador apresentou alta de 0,37% em relação a março, com saldo positivo entre demissões e contratações de 3,2 mil trabalhadores. O número de empregados em empresas de construção civil no estado, com carteira assinada, somou 878,7 mil pessoas.
Agência Brasil


Edificação de Uso Misto No Triângulo do Marco

   
 


          Edificação projetada em novembro de 2010, localizada as margens da BR-403 no Triângulo do Marco, distrito de Marco- Ce. Edificação de uso misto constituída de três pavimentos sendo dois pavimentos superiores e um pavimento térreo, com área construída de 2.720,00m²  locada em um terreno plano de característica arenosa, onde se fez necessário a elaboração do estudo de solo, bem como o projeto de cálculo estrutural visando uma maior segurança para as suas estruturas.
          O projeto de arquitetura foi definido sob as necessidades locais, baseado em uma previsão futura de atender comunidades de profissionais da área da agricultura e pecuária daquela região por se tratar de há poucos quilômetros está localizado o Perímetro irrigado do Baixo Acaraú. No pavimento térreo constitui-se de dez (10) pontos comerciais sendo um com área representada por 45% da área térrea e as demais lojas 55% dividas em tamanhos semelhantes, nos pavimentos superiores constituem-se de doze (12) apartamentos de dois e um quartos para  cada pavimento. Vale lembrar ainda que no pavimento térreo há uma pequena área destinada ao acesso da escada para os pavimentos superiores e abrigo de um centro de medição agrupada da Coelce e o do hidrômetro da Cagece.
          Para esta edificação fosse construída dentro dos padrões da construção civil, foram elaborados os projetos de Arquitetura, Projeto de Instalações elétricas de baixa tensão, Projetos de Instalações Hidráulica-sanitárias juntamente com águas pluviais, Projeto de instalações telefônicas, Projeto de prevenção e combate a incêndio e cálculo estrutural.

domingo, 18 de maio de 2014

M.J Projetos e Serviços de Instalações Prediais



   
O escritório M.J PROJETOS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES PREDIAIS presta serviços especializados em projetos de instalações elétricas de baixa tensão, projetos de instalações lógicas e telefônicas, projeto de S.P.D.A, projetos de instalações hidro sanitárias e águas pluviais, orçamentos para obras de edificação residencial e comercial, desenho de arquitetura em geral, maquetes eletrônicas. Os serviços consistem em atender com qualidade as necessidades dos clientes no que se refere à construção civil, seja reforma, obra nova, aprovação nos órgãos competentes como prefeitura, Coelce, Semace, e outras.

Projetista: Francisco de Moura Boto (Júnior).
Eng. Responsável: Dr. Nilo Cesar de Moura Boto.
Av. Humberto Lopes, 185 alto.  Domingos Olimpio.
Sobral - Ce.
Contato: (88) 9.9632-7773   /   (88) 9.9244-7118
E-mail: mouracad@hotmail.com
             mjprojetos.sobral@yahoo.com.br
             moura.jr.sobral@gmail.com